4 princípios visuais para a criação de Landing Pages mais persuasivas
Publicado em 16/10/2022 às 15h03, por: Rodrigo Neves
Uma Landing Page bem otimizada é crucial para definir o sucesso de uma estratégia de Marketing. Confira algumas dicas para melhorar suas conversões.
O investimento em marketing digital pode garantir bons frutos e aumentar as suas vendas, por meio de diversas estratégias, cada uma delas com objetivos diferentes. As Landing Pages têm extrema importância em um planejamento de atração e conversão, pois elas são o “rito de passagem” para a ação que transformará um visitante em lead.
Por isso, essa ferramenta precisa ser criada com esse objetivo bem claro: converter. Para isso, deve ficar evidente para o visitante o que ele precisa fazer, qual é a ação que se espera dele.
Essas ações podem ser: clicar em um CTA específico, baixar algum material ou, de fato, comprar o seu produto.
As Landing Pages precisam ser bem otimizadas para cumprir seu papel de converter. Veja agora algumas dicas de design para acertar nas suas LPs e aumentar suas chances de conversão.
Princípios para a criação de LPs mais persuasivas
Deixar a Landing Page mais simples visualmente facilita a compreensão e, consequentemente, a conversão.
A Taxa de Atenção é um fator importante a ser considerado, que é a quantidade de elementos que você tem à disposição para fazer em uma página e a quantidade de etapas que você deveria executar. Nas campanhas de marketing digital, o ideal é ter apenas um objetivo, sendo assim, a Taxa de Atenção indicada é 1:1.
Tenha em mente que há três aspectos da atenção que devem ser focados:
- Capturar/atrair a atenção: esse deve ser o objetivo da chamada da sua postagem ou do seu anúncio
- Manter/prender a atenção: para fazer isso é necessário que o que você prometeu no seu título seja confirmado.
- Focar a atenção: o design da sua LP tem essa função.
Veja 4 princípios que podem ensinar formas de se comunicar visualmente.
1. Direção
A direção é um dos princípios visuais importantes a serem considerados. Os recursos que você lança mão para direcionar o olhar do leitor devem ser pensados cuidadosamente. Veja alguns exemplos de recursos visuais utilizados no dia a dia para direcionar ações, baseado em objetivos específicos:
- Linhas no chão de uma emergência de hospital. Você pode seguí-las caso esteja sangrando muito, ou com confusão mental.
- Seta no mapa de um aeroporto sinalizando “você está aqui”. Isso ajuda a dar uma noção se você está distante ou não do seu portão de embarque.
- Os sinais de entrada e saída de um estacionamento.
O objetivo no princípio da direção em uma Landing Page é orientar o visitante até que ele chegue ao seu objetivo final. Ela deve mostrar o caminho a seguir. Exemplos de direcionamentos dentro da Landing Page são setas, ou uma pessoa olhando ou apontando para o formulário. Dessa forma, acabamos acompanhando esses direcionamentos com o olhar.
2. Espaço em branco
Os elementos em branco, também chamados de “espaço negativo”, são utilizados para dar “respiro” à sua página. Quando você baixa a Taxa de Atenção para 1:1, espaços extra, quase sempre surgem, o que deixa o design da sua página mais suave.
Os “brancos” também são utilizados para atrair a atenção para determinado elemento. Quando você cria esses espaços ao redor de algo, automaticamente, esse elemento ganha destaque.
3. Reconhecimento
O reconhecimento acontece por meio de dicas visuais que demonstram que um determinado elemento deve ser utilizado. É o exemplo de botões, por exemplo, destacados na página.
Veja uma ilustração que mostra como o reconhecimento acontece:
Perceba a diferença: o primeiro botão conta com uma sombra, que transmite um efeito 3D. Já o segundo é mais redondo e achatado e também se parece com um botão. Como você pode perceber, os dois últimos exemplos são menos clicáveis, sendo que o último sequer parece um botão.
Um elemento que pode auxiliar na compreensão do reconhecimento é a proximidade. Elementos no topo da página, mesmo se pouco destacados, podem oferecer um reconhecimento, mesmo que implícito.
4. Destaque
O destaque é algo que deve ser utilizado com sabedoria. O negrito é um elemento de destaque, pois o leitor tende a dar menos atenção ao que está em volta do conteúdo destacado.
Porém, se você utilizar o negrito ou sublinhado, por exemplo, em excesso, ele perde a eficácia. Um estudo publicado no International Journal of Man-Machine, do pesquisador Martin Maguire chegou à conclusão de que o limite de uso de negrito em um texto para ter eficácia deve ser de no máximo 10% do conteúdo.
Concluindo
Estes princípios de design auxiliarão a destacar os pontos mais importantes de suas Landing Pages, o que você quer que seu leitor veja e clique, mesmo que não percorra toda a sua página e leia o conteúdo completo.
Aproveite e confira essas 10 dicas de design para criar uma Landing Page perfeita.
.comentários