Como aumentar a taxa de cliques no e-mail marketing
Publicado em 19/02/2017 às 21h34, por: Rodrigo Neves
Se o seu e-mail marketing não está trazendo o resultado esperado, veja abaixo 10 dicas e saiba como aumentar a taxa de cliques no e-mail marketing.
Dica 1: Nunca compre uma lista de e-mails
Comprar listas de e-mail definitivamente não é um bom negócio e pode destruir a reputação do seu site. Conquiste seus leads e envie e-mails para os usuários que lhe autorizaram, que você conhece.
Dica 2: Cuidado com as imagens
Enviar um e-mail marketing com apenas uma imagem no corpo do e-mail é a pior coisa que você pode fazer!
Praticamente todos os serviços de e-mail lhe bloquearão por padrão e sua eficiência do disparo irá diminuir muito além de, é claro, você ser classificado como um SPAMMER.
Para isto, tome os seguintes cuidados na hora de criar sua peça de e-mail marketing:
- Utilize sempre o formato HTML e distribua o conteúdo priorizando sempre texto e utilizando imagens quando necessário;
- Evite imagens pesadas, elas demorarão para carregar e poderão desconfigura seu e-mail;
- Em suas imagens coloque sempre as tags ALT para descrever o que é sua imagem;
- Coloque sempre links nas imagens;
Dica 3: Diversifique seus e-mails
Faça diferentes tipos de e-mail marketing, para determinados momentos, por exemplo:
- Ocasiões especiais: Data comemorativas, aniversário do seu cliente;
- Newsletters: Novidades sobre o mercado que você atua ou sua empresa;
- Promoções: Anuncie ofertas ou cupons promocionais;
- Nutrição de leads: Crie conteúdo conforme a jornada de compra do seu cliente com base em sua estratégia de inbound marketing;
Dica 4: Não envie com muita frequência
Este tem sido um erro frequente das empresas, principalmente das que iniciam no Inbound Marketing. Inundar a caixa de entrada do cliente com várias mensagens é um erro mortal.
Crie um equilíbrio na periodicidade do envio para deixar seu cliente sempre ativo mas não sendo cansativo.
Dica 5: Personalize
Sempre que possível é importante personalizar os e-mails com o nome da pessoa que vai recebê-lo. Este tipo de utilização pode significar um aumento interessante nos cliques.
Dica 6: Escreva assuntos interessantes
Depois da entregabilidade, o segundo ponto de conversão de uma campanha de e-mail marketing é a abertura do e-mail. O assunto é um dos principais fatores que fazem com que o e-mail seja aberto.
Escreva sempre assuntos que deixe o usuário curioso sendo quase impossível não abrir a peça enviada.
Segundo pesquisas o assunto e a confiabilidade no remetente têm em média de 2 a 3 segundos para conquistar o interesse do usuário em abrir a mensagem.
Outras dicas sobre o assunto do seu e-mail:
- O ideal é que seu assunto não ultrapasse 23 caracteres;
- A primeira palavra do assunto é a coisa mais importante;
- Evitar utilizar no assunto algumas palavras, tais como: clique aqui, mailmkt, crédito, grátis, curso, de/para sua empresa, promoção, “$$$”;
- Evite assuntos em letras maiúsculas;
Dica 7: Produza conteúdo relevante
Para aumentar o CTR (Click Through Rate), ou seja, o retorno dos cliques em relação a quantidade de e-mail enviado, produza um e-mail com conteúdo relevante: informações que chamem a atenção do usuário para que ele faça o famoso call-to-action.
Dica 8: Menos é mais
O tempo é nosso ativo mais precioso, por isto, ao criar uma peça de e-mail marketing vá direto ao ponto. Não desperdice o tempo do usuário e só envie um e-mail se tiver algo interessante para falar, seja breve e escreva somente o essencial.
Dica 9: Segmente sua base
Segmente sua base de contatos e produza e-mails direcionados para cada tipo de segmentação, por exemplo:
- Por tipo de empresa;
- Por tipo de serviço que contrata;
- Por região;
- etc..
Dica 10: Faça testes A/B
Produza duas ou mais pelas da mesma campanha e envia para grupos pequenos de e-mails para testar a eficácia da campanha. O e-mail que tiver um retorno mais efetivo deve ser utilizado para ser disparado para todos os destinatários potenciais de sua campanha.
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