Fale no WhatsApp
Dúvidas comuns sobre o desenvolvimento de hotsites

Dúvidas comuns sobre o desenvolvimento de hotsites

Dúvidas comuns sobre o desenvolvimento de hotsites

Você está pensando em desenvolver um hotsite? Confira então neste artigo algumas dúvidas comuns sobre o desenvolvimento de hotsites e saiba como criar um hotsite campeão.

Um hotsite é temporário?

Esta máxima não é totalmente verdade. Um hotsite por padrão é criado para um determinado objetivo que normalmente possui uma data final, porém, ele poderá ficar online durante vários meses até anos.

O conteúdo de um hotsite pode ter seu conteúdo atualizado?

É claro! Basta que você contemple em seu projeto um CMS (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) para facilitar suas atualizações. Os conteúdos do hotsite podem e devem mudar durante todo o ciclo da ação para deixar o hotsite muito mais atual e atrativo.

Quais são as funcionalidades comuns de um hotsite?

Um hotsite pode ter inúmeras funcionalidades conforme o seu objetivo e aplicação, porém as mais comuns são:

  • Cadastro de usuários;
  • Arquivos para download;
  • Programação e localização de eventos;
  • Confirmações de presença;
  • Divulgação de promoções;
  • Dinâmicas de sorteio;
  • Jogos interativos;

É muito demorado o desenvolvimento de um hotsite?

Assim com qualquer projeto digital, o tempo de desenvolvimento varia bastante conforme o objetivo e a complexidade.

É possível definir o tempo exato do desenvolvimento apenas após o levantamento de todas as funcionalidades do hotsite.

Normalmente, por estar vinculada a uma campanha e ter funcionalidades bem específicas, o tempo de desenvolvimento é bem inferior ao do desenvolvimento de um website.

Todos os hotsites precisam ser homologados por algum Órgão do Governo?

Não, nem todos os hotsites precisam ser homologados por órgãos do governo. A obrigatoriedade de homologação depende do tipo de ação realizada pelo hotsite. Aqui está uma explicação detalhada:

Quando a homologação é necessária

A homologação é obrigatória em casos específicos, como:

Sorteios, Concursos ou Promoções Comerciais

  • Se o hotsite realiza uma promoção comercial envolvendo sorteios, distribuição de prêmios ou concursos, ele deve ser registrado na SECAP (Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria), conforme regulamentado pela Lei nº 5.768/1971.
    • Exemplo de Ações que Exigem Homologação:
      • Promoções do tipo “Compre e Concorra”.
      • Sorteios com prêmios em dinheiro ou bens.
      • Concursos culturais que envolvem premiação e não atendem à exceção para “sem fins lucrativos”.

Captação de Dados Pessoais

  • Mesmo sem sorteio ou promoção, hotsites que coletam dados pessoais devem estar em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados):
    • Apresentar uma política de privacidade clara.
    • Informar como os dados serão usados.
    • Obter consentimento explícito.

Promoções com Cupons de Compra

  • Ações envolvendo incentivo fiscal (por exemplo, cupons de desconto em troca de notas fiscais) podem exigir registro em órgãos locais dependendo da jurisdição.

Se o hotsite não realiza promoções ou sorteios e sua funcionalidade é limitada a:

Quando NÃO é necessário

  • Divulgação de informações sobre produtos ou serviços.
  • Geração de leads sem premiação ou incentivo financeiro.
  • Ações institucionais ou educacionais.
  • Veiculação de conteúdo estático (blogs, informações corporativas, etc.).

Não há necessidade de homologação específica para o governo, mas é sempre importante seguir boas práticas como:

  • Garantir segurança nos formulários.
  • Manter o conteúdo em conformidade com a legislação geral (como direitos autorais e publicidade ética).

Leia também: O que saber para criar um hotsite promocional com sorteio

Qual é o melhor tipo de hospedagem para meu hotsite?

Para que você consiga dimensionar qual seria a melhor hospedagem para o seu hotsite é importantíssimo primeiro ter o correto conhecimento das campanhas de mídia que serão realizadas e qual é o público esperado.

Com base nisto e no tempo de durança de sua campanha você conseguirá escolher a hospedagem correta.

Normalmente as empresas adotam a utilização de ambientes cloud que possibilitem flexibilidade no dimensionamento e escalonamento da infra-estrutura, tais como a AWS Amazon, Azure e Google Cloud.


Veja também: Gestão de Infraestrutura AWS Amazon

.comentários

Newsletter!

Cadastre o seu e-mail e
receba as nossas novidades

    O e-mail é salvo em banco de dados para consulta futura.
    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e se aplica a Política de Privacidade
    e os Termos de Serviço do Google.