O que não vai acontecer em 2025: avanços em inteligência artificial e streaming
Publicado em 23/12/2024 às 9h30, por: Rodrigo Neves
A cada ano, a Forrester divulga previsões detalhadas sobre o que está por vir no mundo da tecnologia. Entretanto, uma abordagem inovadora da empresa está ganhando destaque: as ‘anti-previsões’, que destacam o que provavelmente não acontecerá no ano seguinte. Para 2025, essas análises anti-preditivas oferecem uma nova perspectiva sobre o futuro da tecnologia e do consumo digital. Com foco nas tendências que não se concretizarão, a Forrester desafia o pensamento convencional e oferece insights valiosos para empresas e consumidores.
Essa abordagem única, que começou no ano anterior, ganhou força devido à resposta positiva. Este artigo discute algumas das principais anti-previsões para 2025, incluindo a proliferação de PCs com inteligência artificial, a consolidação de fornecedores de IA e as mudanças nos serviços de streaming com suporte de anúncios.
Os profissionais de tecnologia podem usar essas anti-previsões para planejar o futuro de suas empresas, enquanto os consumidores entendem melhor o cenário tecnológico em evolução. Acompanhe as tendências que não irão moldar 2025 e prepare-se adequadamente para as oportunidades reais que surgirão nos próximos anos.
Avanços em PCs com Inteligência Artificial
Embora os PCs com capacidade de inteligência artificial tenham sido um dos principais tópicos nas conferências de tecnologia em 2024, 2025 não será o ano de sua ampla adoção. De acordo com as previsões da Forrester, a utilidade desses dispositivos ainda estará restrita a certos grupos de usuários.
A migração para o Windows 11 pode impulsionar a adoção de PCs de IA, mas apenas 39% dos tomadores de decisão, segundo a Pesquisa Tecnológica de Ambiente de Trabalho Digital da Forrester, planejam aumentar a atualização de computadores para aproveitar os novos recursos de hardware. Essa limitação impede que as empresas vejam significativos benefícios até, pelo menos, 2027.
Impacto limitado para usuários finais
No que tange aos consumidores, a Forrester observa que apenas 7% dos adultos online nos EUA pretendem adquirir um PC de IA em sua próxima compra. A grande maioria, 67%, afirma que não utiliza inteligência artificial o suficiente para justificar tal aquisição.
Apesar disso, líderes do setor tecnológico devem considerar a introdução de PCs de IA de forma piloto para determinados funcionários, preparando o terreno para um futuro onde dispositivos com AI estarão mais disseminados em ecossistemas complexos de aplicações.
Mercado de fornecedores de Inteligência Artificial
Ao contrário do que alguns podem prever, a consolidação dos fornecedores de IA não ocorrerá em 2025. A demanda robusta por soluções especializadas em inteligência artificial e o florescimento contínuo de startups mantêm o mercado diversificado e competitivo.
Setores como saúde, finanças e bancário continuam a buscar soluções AI adaptadas às suas necessidades específicas, o que promove o surgimento de fornecedores de nicho. Além disso, os avanços na computação em nuvem e ferramentas de código aberto reduzem as barreiras para o desenvolvimento de novas soluções, possibilitando novas entradas em mercados específicos.
Inovação sustentada
A pressão competitiva no mercado de IA garante que a inovação continue em ritmo acelerado. As plataformas de IA, juntamente com provedores de serviços em nuvem, estão formando um ambiente fértil para o crescimento de soluções AI, desencorajando efetivamente a consolidação por enquanto.
Serviços de Streaming e Anúncios
Os serviços de streaming que oferecem opções com suporte de anúncios não estão perdendo usuários. De fato, o crescimento do uso de video-on-demand com anúncios está sendo até três vezes maior do que serviços sem anúncios.
Plataformas como a Netflix estão observando que mais de 50% de seus novos assinantes optam pelo plano com anúncios. Essa tendência é atribuída ao aumento dos preços na maioria das plataformas, incentivando mais usuários a escolherem planos mais acessíveis.
Menor impacto dos anúncios
Preocupações sobre a introdução de anúncios levando ao cancelamento de assinaturas não se confirmaram, com apenas 7% dos consumidores nos EUA cancelando um serviço de streaming por essa razão. Para 2025, os serviços de streaming que adotaram anúncios não devem enfrentar grandes desafios relacionados à fadiga de assinaturas.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Forrester.
.comentários