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Previsões de marketing B2B na Índia para 2025 e impactos no Brasil

Previsões de marketing B2B na Índia para 2025 e impactos no Brasil

Previsões de marketing B2B na Índia para 2025 e impactos no Brasil

No início deste mês, o evento Predictions 2025 da Forrester trouxe insights valiosos sobre o futuro do marketing na Índia. Este evento anual tem se tornado um ponto alto para profissionais do setor, e a edição deste ano registrou participação recorde, com mais de 350 participantes em três cidades indianas, incluindo líderes de marketing e tecnologia. As discussões propiciaram um ambiente para explorar previsões cruciais que irão moldar o marketing B2B na Índia até 2025.

Vamos analisar as principais previsões de marketing para 2025 na Índia e como elas podem ressoar no ecossistema digital brasileiro.

Com uma economia em expansão e um cenário tecnológico vibrante, a Índia se coloca na vanguarda do marketing B2B. As tendências que emergem deste ambiente podem oferecer lições valiosas para mercados em desenvolvimento, como o Brasil.

Previsão 1: Reorganização de CMOs e CSOs

A Forrester prevê que CMOs e CSOs buscarão reorganizar suas equipes e processos em 2025, mas metade dessas iniciativas não vai resolver os problemas subjacentes. Segundo a pesquisa Demand Marketing Organizational Design And Process Survey do quarto trimestre de 2023, muitas organizações estão embarcando em projetos de transformação, envolvendo gestão de mudanças e disrupções impulsionadas por IA para promover o crescimento. No entanto, apenas 12% dos líderes de marketing acreditam que o design organizacional atual ajudará a alcançar as metas de receita no próximo ano.

Isso impulsionará mais esforços de reorganização em 2025, focando em:

  • Redefinir estratégias e planejamentos centrados nos clientes.
  • Desenvolver KPIs compartilhados para as equipes de marketing e vendas.
  • Corrigir processos de receita deficientes.
  • Melhorar a eficácia operacional.
  • Construir confiança entre os stakeholders.
  • Ampliar o talento para combinar competências humanas e de máquina.

Previsão 2: IA Geracional Influenciando Compras B2B

Prevê-se que a IA geracional (genAI) levará 50% dos compradores B2B a considerar cinco ou mais fornecedores para grandes compras, mas ainda assim reduzirá os ciclos de compra. GenAI tem sido adotado mais rapidamente do que qualquer tecnologia na história e está mudando significativamente o comportamento de compra B2B.

De acordo com a pesquisa Buyers’ Journey Survey de 2024, os compradores B2B agora têm mais opções, com a genAI auxiliando em pesquisas mais completas durante o processo de avaliação de provedores. Entre quase 600 influenciadores de compra da Ásia-Pacífico envolvidos em compras B2B superiores a 1 milhão de USD, 91% dos compradores relataram melhores resultados empresariais ao usar ou planejar utilizar genAI.

A compressão do ciclo de compra pela genAI significa que:

  • 65% dos compradores usando genAI relatam decisões mais rápidas.
  • Os vendedores precisam engajar compradores antes de entrarem no ciclo de vendas ativo.
  • Foco no público-alvo principal é essencial.

Impacto no Brasil

Essas tendências de IA geracional podem influenciar a forma como empresas brasileiras abordam o marketing B2B, inspirando inovações na personalização e automação de serviços.

Previsão 3: Coworkers de IA no Marketing

A previsão é que colegas de trabalho de IA se tornem integrantes valiosos em dois de cada cinco organizações, sem impactar o número de funcionários de marketing em 2025. Apesar de a IA poder eventualmente reduzir funções humanas no marketing, isso não ocorrerá em 2025. Assistentes movidos por IA estão se tornando mais inteligentes, mas ainda há falta de confiança completa (29% dos tomadores de decisão de genAI citam a falta de confiança como uma barreira significativa à adoção).

O investimento em soluções de automação de conversas B2B continua a crescer, com 55% dos líderes globais de marketing B2B planejando aumentar os gastos com essa tecnologia. Em 2025, isso se expandirá ainda mais para apoiar casos de uso que exigem insights contextuais em tempo real e produção para impulsionar processos de marketing e vendas.

Perspectiva para o Brasil

No Brasil, a integração eficaz de tecnologias de IA no ambiente de trabalho pode fortalecer a capacidade das empresas de se destacarem no competitivo mercado B2B global, aumentando a eficiência e a inovação.

Pensamentos Finais

Os desenvolvimentos previstos para o mercado indiano de marketing B2B até 2025 oferecem insights que podem ser aplicados em mercados como o Brasil, onde a adaptação e a inovação são cruciais para o crescimento. À medida que os CMOs indianos procuram reestruturar e incorporar IA generativa em suas estratégias, as empresas brasileiras têm uma oportunidade de adotar práticas semelhantes para amplificar seus próprios resultados.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Forrester na URL .

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